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Title: Análise do papel dos media na cobertura dos processos eleitorais em Moçambique: estudo do caso das eleições gerais de 2019
Authors: Rosário, Domingos M. do
Massango, José
Keywords: Media
Eleições gerais de 2019
Percepção pública
Cobertura mediática
Media couverage
2019 General Elections
Public perception
Issue Date: 1-Jul-2024
Publisher: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: O trabalho tem como tema, Análise do papel dos media na cobertura dos processos eleitorais em Moçambique: Estudo do caso das eleições gerais de 2019. Em 1975, Moçambique conquistou a sua a sua indepedência. Dois anos depois, o partido FRELIMO definiu, o seu terceiro congresso, a orientação marxista-leninista, estabelecendo assim um regime de partido único, que exercia controle sobre todos os sistemas vitais do país. Nessa época, os media eram utilizados como instrumentos de propaganda Marxista-Leninista e de controle social, voltados para combater os inimigos do povo. Durante o período da guerra civil, o regime socialista da FRELIMO deixou claro que somente aqueles que aderissem ao sistema poderiam exercer a profissão jornalística. Neste trabalho, propusemo-nos a responder a seguinte pergunta, de que modo se somportaram os medias durante o cobertura dos processos eleitotais de 2019 em Moçambique? O objectivo geral é analisar o papel dos media na cobertura dos processos eleitorais em Moçambique, com foco nas eleições gerais de 2019. Do ponto de vista metodológico, adoptou-se uma abordagem de natureza mista, combinando elementos de pesquisa qualitativa e quantitativa. Essa abordagem visa obter uma compreensão abragente e aprofundada do fenómeno em estudo, incorporando tanto a análise de dados qualitativos quanto a análise de dados quantitativos. Aabordagem mista enriqueceu a pesquisa, proporcionando uma compreensão que se revela mais completa e sólida de problemática abordada nesta dissertação. A teoria escolhida para orientar esta pesquisa é do agendamento. Esta teoria baseia-se na premissa de que os media têm o poder de moldar a opinião pública, influenciar as percepções a até determinar a genda política. E, conclui-se que, o papel dos media durante os processos eleitorais é de natureza complexa, onde, por vezes, ela acaba por se confundir com um instrumento partidário de difusão e propagação de imagem de determinado candidato político; e, por outro lado, combate aos demais concorrentes na arena política(TRADUÇÃO NOSSA)
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1209
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

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