Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeón, Alexis García Ponce de-
dc.contributor.authorInácio, Amílcar da Conceição-
dc.date.accessioned2024-12-02T10:02:34Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1157-
dc.description.abstractO basquetebol é um desporto colectivo que se caracteriza pelas suas rápidas transições entre ataque e defesa, onde devem ser adquiridas uma série de competências com um nível de concretização e inter-relação de competências (técnicas de acordo com a sua idade) em função das situações de eliminação vivenciadas pelas crianças em situações da vida real. O objectivo desta investigação é desenvolver um programa de ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos do basquetebol para iniciantes federados da cidade de Maputo para idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos. O estudo teve duração de 9 meses, frequentemente três vezes por semana, utilizando metodologia aberta que incluiu a aprendizagem colaborativa de inteiração coletiva com o uso de tecnologias de ciência da informação, consistindo em uma amostra de 60 sujeitos com 13 anos de idade, altura (1,55) e 55 kg. peso médio. Os resultados do diagnóstico realizado mostraram que os conteúdos tratados não abrangem com a profundidade necessária, aspectos importantes como: o ensino da técnica como preparação para o ensino da tática, a apropriação dos conceitos de jogo e não se distingue uma lógica de ordem, nas tarefas a serem tratadas em cada fase. Os resultados obtidos pelos instrumentos obtiveram excelente consistência interna e confiabilidade por parte dos expertos. Mostra que o treinamento aliado ao uso de metodologia aberta fornece informações importantes no processo de ensino-aprendizagem na apropriação pelas crianças na iniciação dos fundamentos técnicos do basquetebolen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectBasquetebolen_US
dc.subjectFundamentos técnicosen_US
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagemen_US
dc.subjectTeaching-learning processen_US
dc.subjectTechnical foundationsen_US
dc.titlePrograma de ensino-aprendizagem de fundamentos técnicos de basquetebol para iniciados federados dos Clubes da cidade de Maputoen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2024-11-27-
dc.description.resumoBasketball is a team sport that is characterized by its rapid transitions between attack and defense, where a series of skills must be acquired with a level of concretization and interrelation of skills (technical according to their age) in function of the situations of experienced shedding for children in real-life situations. The objective of this research is to develop a teaching-learning program for the technical foundations of basketball for beginners federated in the city of Maputo for ages between 12 and 14. The study lasted 8 months, frequently three times a week using open methodology that included collaborative learning of collective parenting with the use of information science technologies, consisting of a sample of 60 subjects aged 13 years, a height of (1.55), and 50 kg average weight. The results of the diagnosis carried out showed that the contents treated do not cover with the necessary depth, important aspects such as: the teaching of technique as preparation for the teaching of tactics, the appropriation of game concepts and no order is distinguished. logic of the tasks to be treated in each phase. The results obtained by the instruments obtained excellent internal consistency and reliability from the experts. It shows that the training together with the use of open methodology provides important information in the teaching- learning process in appropriation by children in the initiation of the technical fundamentals of basketballen_US
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - ESCIDE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Inácio, Amílcar da Conceição.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.