Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Miguel-
dc.contributor.advisorSilva, Delfina B. Massangaie-
dc.contributor.authorMaqueque, Francina Aida Eduardo-
dc.date.accessioned2024-08-14T10:25:11Z-
dc.date.issued2024-06-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1078-
dc.description.abstractOlhando para a inclusão escolar como um fenómeno social bastante complexo e, que depende em grande medida do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos neste processo, a presente dissertação de mestrado tem o seguinte título: Processo de Ensino-Aprendizagem no contexto de inclusão: uma análise do caso da Escola Primária completa de Inhagoia “A”. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a mesma tem como objectivo analisar as estratégias usadas pelos professores da Escola Primária Completa de Inhagoia “A” para o ensino da leitura e escrita. Para a operacionalização da pesquisa, foi formulada a seguinte questão: Será que os métodos utilizados no processo de ensino e aprendizagem na Escola Primária Completa de Inhagoia “A” possibilitam a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais? Quanto às técnicas de recolha de dados, o estudo fez-se valer pela análise bibliográfica, análise documental e inquérito por questionário de carácter semiestruturado respondido pelos professores que leccionam na Escola Primária Completa Inhagoia “A”. Da pesquisa, foi possível perceber que alguns professores entrevistados apresentam algumas dificuldades no uso dos métodos de ensino da leitura e da escrita e, consequentemente, não estão preparados para actuar em turmas inclusivas e, sendo a escola um espaço educacional inclusivo deve-se promover formações para que ocorra a remoção das barreiras à aprendizagem dos alunos com essas dificuldades, superando os preconceitos, promovendo sobretudo a humanização e, consequentemente o direito à educação escolaren_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagemen_US
dc.subjectNecessidades educativas especiaisen_US
dc.subjectLeituraen_US
dc.subjectEscritaen_US
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectTeaching-learning processen_US
dc.subjectSpecial educational needsen_US
dc.subjectReadingen_US
dc.subjectWritingen_US
dc.titleProcesso de ensino-aprendizagem no contexto de inclusão: uma análise do caso da Escola Primária Completa de Inhagoia “A”en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2024-08-12-
dc.description.resumoLooking at school inclusion as a very complex social phenomenon that largely depends on the planning and capacity of the agents involved in this process, this master's thesis has the following title: Teaching-Learning Process in the context of inclusion: an analysis the case of the complete Primary School of Inhagoia “A”. Being a qualitative research, this work aims to analyze the strategies used by teachers at the Complete Primary School of Inhagoia “A” for teaching reading and writing, with reading and writing being practices that relate to and complement training of a competent reader, and the main objective of the school, making reading and writing the greatest instruments for the construction of knowledge. To operationalize the research, the following question was formulated: Do the methods used in the teaching and learning process at the Complete Primary School of Inhagoia “A” enable the inclusion of students with special educational needs? As for data collection techniques, the study was based on bibliographic analysis, document analysis and a semi-structured questionnaire survey answered by teachers who teach in regular classes at the Complete Primary School of Inhagoia “A”. From the research, it was possible to see that some teachers interviewed have difficulties in using reading and writing teaching methods and, consequently, are not prepared to work in inclusive classes (with students with difficulties in learning reading and writing) and, Since the school is an inclusive educational space, training must be promoted to remove barriers to learning for students with these difficulties, overcoming prejudices, promoting, above all, humanization and, consequently, the right to school educationen_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Maqueque, Francina Aida Eduardo .pdf591.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.